A represa de Três Marias ainda hoje é considerada uma das maiores barragens de terra do mundo. A construção da barragem de Três Marias, concluída em janeiro de 1961, teve como principais objetivos a regularização do curso das águas do rio São Francisco nas cheias periódicas e melhoria da navegabilidade; a utilização do potencial hidrelétrico e o fomento da indústria e irrigação. Com 2.700 metros de extensão, com base de 600 metros, altura de 75 metros, sua usina gera 396.000 KW. O Lago, também chamado de Doce Mar de Minas, possui 1.040 km2 quadrados de superfície (8,7 vezes maior que a Bahia de Guanabara), e banha oito municípios.
Mar doce no meio do sertão: essa é a imagem dos 21 bilhões de metros cúbicos de água do rio São Francisco em Três Marias. As águas do “Velho Chico”, como também é conhecido o rio, passam por diversas tonalidades em seu trajeto, mas em Três Marias ele chega límpido. Quem observa o São Francisco à distância arrisca dizer que ele tem uma tonalidade azul. De perto, a impressão é outra, isto é, a tonalidade que se pode reparar é a predominância de um enorme verde. O rio possui ainda uma rica fauna marinha. Esse fato fortalece a pesca, o que acaba tornando o São Francisco, um atrativo indispensável para moradores locais e turistas de estados, como São Paulo e Rio de Janeiro.
Com o represamento das águas do “velho Chico”, e formação da represa, Surgiu assim esse lugar maravilhoso que com o tempo passou a se chamar Ilha do Mangabal. Um lugar que ainda é pouco explorado, mais muito conhecido pela beleza das águas, pelo nascer e pôr do Sol, pelo clima, pela fauna pesqueira, pela sua posição topográfica (Uma Ilha). Cercada em 100% por água, a Ilha do Mangabal tem apenas 1 acesso, um aterro que faz a ligação entre a Ilha e o continente, para se chegar a esse paraíso, é necessário passar por uma portaria que fica no inicio deste aterro, portaria esta administrada por uma associação feita pelos próprios proprietários APLIM (Associação dos Proprietários de Lotes da Ilha do Mangabal)
Ilha do Mangabal, nome este devido a um fruto do cerrado que ainda é encontrado na região chamado Mangaba que é o fruto da mangabeira, também chamada de mangaba-ovo. É comestível e utilizado na fabricação de sucos, sorvetes, doces e bebida vinosa. A mangabeira é uma árvore que pode atingir os sete metros de altura, pertencendo à família das apocináceas. Seu látex é usado para fazer uma borracha de cor rosada. Sua madeira é de cor avermelhada, com folhas em formato elíptico e flores grandes. É nativa do Brasil, sendo encontrada também no paraguai e leste do Peru.